Olá galera, estou aqui no blog para ajudar vocês com dicas na hora de escolher seu novo animalzinho. Quando vamos adotar ou comprar um pet para viver com a gente, procuramos apenas por afinidades e características físicas, como pelagem curta ou longa, coloração do pelo, tamanho do animal, etc. Nesse momento, muitas vezes esquecendo do principal, como e em qual ambiente esse animal viverá. Além disso, a disponibilidade de tempo que você pode doar para seu animal precisa ser pensada com carinho. Ates de tomar sua decisão final, pense também nos custos que um novo amigo pode lhe causa e se você possui condições de arcá-los

A índole e o temperamento do seu pet, precisa combinar com a personalidade e estilo de vida do seu dono. Em uma mesma ninhada ou grupo de pets, é possível encontrar animais com diferentes comportamentos. Felinos, por exemplo, são animais mais independentes e conseguem viver com menos atenção do que os caninos. Sempre que for adotar ou comprar um pet, procure informações sobre os hábitos desse animal e compare com os seus.

Alguns cuidados na hora da escolha do seu pet podem dar mais qualidade de vida para você e para o seu pet. Todos os animais precisam de dedicação dos seus donos, alguns mais outros menos. Não podemos esquecer que, assim como nós, os animais também possuem sentimentos e muitas vezes esses fatores são mais evidenciados pela forma e estilo de vida que levamos. Certifique-se de ter tempo disponível para o seu pet. Ter tempo não significa apenas passar algumas horas do dia com ele, e sim anos vivendo junto, recebendo e dando carinho, momentos bons e ruins. Seu pet não é brinquedo, bate um coração dentro daquele peito, ele respira, sofre, morre, deixa saudades e alegrias, deixa seus dias mais felizes!

Existem vários testes e livros que ajudam na escolha do seu pet. Consulte um Médico Veterinário para orientar melhor você na escolha.