No último 23 de agosto aconteceu no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea (Rio de Janeiro), a estreia do musical “Puro Ney”. A trajetória de Ney Matogrosso é pela primeira vez levada aos palcos dos teatros em um espetáculo musical um tanto quanto diferente do que aqueles que nos é de costume.
Soraya Ravenle e Marcos Sacramento trazem novas interpretações às canções de Ney (que participa indiretamente da apresentação por meio de imagens de sua carreira e gravações inéditas que aparecem projetadas no fundo do palco). Os atores-cantores são acompanhados da banda composta por Guilherme Gê, Gustavo Corsi e Ronaldo Silva e juntos realizam as “leituras”-dramáticas.
As projeções presentes no painel de fundo conversam em todos os momentos com a interpretação e canto dos atores e completam ainda mais o sentimento que aquelas canções transmitem para o público.
O roteirista e diretor do tributo, Luis Filipe de Lima, afirma na sinopse da trama que, para ele, foi um desafio escolher apenas 24 músicas de um intérprete que tanto fez e viajou entre diversos estilos musicais.
O espetáculo se inicia com uma nova versão de Balada dos Loucos (uma das minhas músicas preferidas) que faz brilhar os olhos de qualquer um. Apesar de todas as interpretações serem únicas, destaco as canções “Fala”, “Sangue Latino” e “América do Sul”.
As clássicas “O Vira” e “Homem com H” não podiam ficar de fora desse show de Marcos e Soraya. Sacramento surpreendeu ao não fazer a coreografia tradicional de “o Vira” – apesar de tê-la feito ao fim da música – o que não apagou o brilho da canção nem do ator. Já “Homem com H” veio na voz de Ravenle e deixou todos de queixo caído com o eu lírico masculino trazido lindamente pela atriz.
Outro destaque foi “Bambo de Bambu” na voz do ator que ao fim da canção foi aplaudido de pé, inclusive, pela sua parceira de cena. Além disso, tivemos a canção “Por debaixo dos panos” na qual a atriz interage com a plateia como em uma conversa.

 

O musical “Puro Ney” fica em cartaz até 30 de novembro, no Teatro dos Quatro no Shopping da Gávea (Rio de Janeiro), todas as terças, quartas e quintas às 20h30min. O ingresso custa R$70,00 (inteira).